E quando é que eu viro adulto?

Vi em um site que “Legalmente, adulto é aquele que atingiu seus 18 anos de idade. Já biologicamente, é aquele que chegou no ápice do seu crescimento e funções biológicas.”  

Mas vamos lá, a vida adulta é muito mais do que o corpo e organismo, a psique precisa mudar, a mentalidade precisa mudar.

E você se torna adulto quando banca suas decisões, quando você se responsabiliza pelas escolhas que faz, independente do que seja, sem precisar do outro e sem pensar muito no que o outro vai pensar.

E pra você conseguir tomar suas decisões por si mesmo, precisa-se do tão famoso autoconhecimento. Quando você sabe o que quer, quando você sabe o que te faz bem e mal, o que você considera que vai te agregar ou não. Quando você consegue interpretar até o que seu próprio corpo está dizendo sobre determinada coisa/situação, aí sim você consegue decidir.

Se conhecer é o primeiro passo pra se tornar um adulto.

Era muito mais fácil antes, né? Era muito mais fácil quando os pais/responsáveis decidiam por você, a decisão estava na mão deles, as consequências também. Agora, a consequência das suas escolhas está na sua mão, escolher também é saber que você vai ter que se responsabilizar por suas decisões e as consequências dela.

Ser adulto também é fazer o que não quer, sei que a gente cresce aprendendo o que pode ou não fazer, o que é legal ou não fazer. As pessoas vão lhe ensinando e você vai se formando enquanto pessoa e ai você cresce e precisa fazer “coisas de adultos”, ir às consultas sozinho/a, fazer coisas burocráticas, fazer um exercício (mesmo que não goste) entre tantas outras coisas que você deve fazer.  

É meus queridos e minhas queridas, esse texto foi um pouco mais duro, mas o mundo adulto também traz boas oportunidade de crescimento e de alegrias, entretanto isso fica pra um outro texto.

Até o próximo 🙂